-BANDA DE MÚSICA-PARTITURA

01-04-2022
imagem ilustrativa - OSB

BANDA DE MÚSICA/PARTITURA - São dois cursos em 1 só, ou seja, primeiro, é necessário possuir o conhecimento e entendimento das figuras musicais: Semebreve (4T), Mínima (2T), Semínima (1T) e colcheia (1/2T). Nesse sentido, os alunos ou interessados em um dia tocar em Orquestras, Bandas Sinfônicas, Filarmônicas, Fanfarras, Marciais etc, é necessário primeiramente passar pelo curso de PARTITURA, que HABILITA o(a) aluno(a) para essa prática musical tanto individual ou coletiva.

ROTINA DO CURSO - Resumo.

Adaptação com o instrumento - Consiste em verificar se a pessoa consegue nos primeiros dias de aula em tirar som, conhecer, sentir como funciona o instrumento. Se no primeiro dia, conseguir extrair o som com facilidade, o(a) aluno(a) inicia na Escola de Música na aula de teoria musical e ja aprendendo partitura. Dependendo do desempenho e dedicação, pode durar de 30 dias a 06 meses ou até 02 anos, é a dedicação inidividual do aluno que dirá que espécie de músico instrumentista ele será.

Digitação e Escala - Nesse estágio o(a) aluno(a) começa a aprender as primeiras notas no instrumento escolhido por ele (se for próprio) ou direcionado pelo diretor musical conforme a necessidade da banda ou a vaga que estiver disponível. Ensinamos as primeiras notas, como soprar, embocadura, respiração, e assim sucessivamente. Quando aprende-se a dominar essas primeiras etapas, a pessoa em simultâneo ja estará aprendendo a ler e dividir partitura e posteriormente, com lições apropriadas de "solfejos, ditados melódicos" (como queiram chamar conforme o conhecimento de cada um).

PRÁTICA COLETIVA - Após a adaptação e estudos nas duas fases acima, ingressa-se na aula coletiva com todos os alunos do curso de BANDA DE MÚSICA. Essa etapa pode durar de 06 a 2 anos, com músicas simples e fáceis no instrumento e tocando por partitura.

EDUCAÇÃO MUSICAL -  Consiste em ensinar algumas posturas, como se comportar no ambiente musical ou em salas de ensaios ou concertos, gestos do maestros e regência, respeito, e outras formalidades que agregarão conhecimentos da rotina da partitura, e entre outros temas da música orquestral instrumental.

Role para baixo e saiba mais.

O CURSO OU APRENDIZADO DE PARTITURA - Ele é de caráter profisisonal-informal. Porque? As Associações são entedidades que oferecem cursos, aulas informais, ou seja, não tem "reconhecimento pelo MEC", porém, são cursos preparatório que podem possibilitar acessos e até prestar concursos na área da música como: Bandas Militares, Bandas Municipais, Orquestras Sinfônicas etc, ingressar na faculdade de música, e, para tanto é necessário O CONHECIMENTO E DOMÍNIO  da leitura e interpretação da PARTITURA - Nesse entendimento, as Filarmônicas historicamente desde a época do Brasil Império vem mostrando-se como formadora de grandes músicos instrumentistas e muitas vezes de forma solitária, sem ajuda do governo e GRATUITAMENTE.

CURSO DE PARTITURA - O interessado faz inscrição, concorda com os termos na ficha e deve seguir obrigatoriamente as regras da Escola de Música e respeitar piamente todos os professores durante as aulas, respeitar o ambiente escolar, evitar celular, conversas paralelas, etc.

Estudar todas as lições de partitura através do CADERNO DE LIÇÕES que contém 50 páginas, dividido em teoria e lições com as figuras musicais, e três módulos de lições nos compassos: Quaternário, binário e ternário. Estes conhecimentos mínimos irão preparar os participantes deste cursos na divisão e interpretação das lições, músicas e demais metodologias na prática com o instrumento e leitura simultânea da partitura. (Este curso é obrigatório para ingressar na Banda de Música da Terra Mater).

Sede da Igreja

INSTRUMENTOS - Os instrumentos de Banda de Música são: Flautim, Flauta Transversal, Clarinete em Si bemol, Requinta, Sax Soprano, Sax Alto, Sax Tenor, Bombardino, Trombone de Vara, Trombone de Pisto, Tuba e Percussão: Bumbo, Caixa e Tarol.

Os instrumentos são cedidos gratuitamente para os alunos conforme a disponibilidades de vagas para cada naipes, para tanto é necessário que o aluno ou responsável quando maior de 18 anos, seja um Associado e contribua com a Taxa Mensal de R$ 30,00 (Trinta Reais) que ajuda manter as atividades e acessórios durante as atividades da Escola de Música, como: Água mineral, Apostilas, material de escritório etc. A taxa em si ela é OPCIONAL NÃO OBRIGATÓRIA, porém os responsáveis ou maiores de idade, não poderão sugerir, reclamar, etc.

O curso ele é  de nível INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO ou seja, não é tão fácil como todos pensam. Muitos se inscrevem e depois desistem devido o nível de concentração, exigência, atenção, prática e repetições até que o aluno aprenda difinitivamente.

DURAÇÃO DO CURSO - Em média de 06 meses a 02 anos - Dependendo da dedicação individual de cada aluno(a).

DIAS DE AULA:

SEGUNDA NOTURNO - 19h AS 21h - AULAS DE PARTITURA E INSTRUMENTO

SEXTA NOTURNO - 19h AS 21h - ALUNOS DE METAIS: (Trompete, Trombone, Bombardino e Tuba)

Não aceitamos isubordinação ou desrespeito no ambiente Escolar.

Meninas devem usar roupas compostas  e evitar vestidos  ou roupas curtas.

As Aulas acontecem na IGREJA PRESBITERIANA CENTRAL DE PORTO SEGURO.

Endereço: Av. Navegantes, Nº 1572, Areião.

CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DOS PAIS.