Grande Concerto de Lançamento

21-12-2023

O grande dia chegou! E foi um sucesso! Casa lotada! A Cultura deu um show de sucesso - Nasce então oficialmente em nossa cidade em grande estilo das principais Bandas e Orquestras do país, O Grande Concerto de Lançamento da Banda Filarmônica Terra Mater.

O Grande Concerto que uniu autoridades, organizações religiosas e grandes escolas de música. 

Lançamento oficial da Nova Filarmônica em Porto Seguro-Ba.

D. Renata Cruz (Esquerda) e D. Vanessa de Paula (Direita)
D. Renata Cruz (Esquerda) e D. Vanessa de Paula (Direita)

Com auditório lotado e com as presenças de grandes autoridades e seus representantes do Poder Judiciário, o Concerto foi, sem sombra de dúvida, um momento único, pois não esperávamos um público tão grande e notório, já que se trata de uma Filarmônica "desconhecida" e sem "tradição" no cenário musical e tão recentemente organizada em nossa cidade. O Evento foi organizado por uma grande equipe, literalmente foi um envolvimento gigantesco que tomou proporções inimagináveis por nós da Filarmônica Terra Mater. A organização foi liderada pela Jornalista Senhora Vanessa de Paula e a Mestre de cerimônia Senhora Renata Cruz, que assumiram toda organização e como tudo deveria acontecer, em um rigoroso script muito bem elaborado e profissional, montado e ensaiado como nos grandes concertos, afinal, estávamos recebendo em nosso primeiro evento grandes autoridades jurídicas, religiosas, sociedade civil, músicos, etc. Foi um grande Concerto de Gala oferecido ao TJBA e ao MPBA, como forma de agradecimento pela elaboração dos editais (PROCESSO SELETIVO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS, da Comarca de Porto Seguro-Ba). Esses editais selecionaram ONGS para concorrer e receber recursos do Poder Judiciário. Nossa Associação foi selecionada nos dois editais através do Projeto Alfabetização Musical, e contemplada com prêmio total de 24 mil Reais, sendo 12 mil em cada edital, sendo o primeiro no mês de maio (Prestação de contas Edital 012023-TJBA) e outro no mês de outubro (Aprovados no Edital TJBA 2023.2) e ainda recebe uma transação penal no valor de 5 mil reais em 10 parcelas, indicado pelo Promotor de Justiça do Ministério Público Dr. Bruno Gontijo. (Post no instagram)

Doutor Rodrigo  Bonatti
Doutor Rodrigo Bonatti
SR. Eliel de Paula (Representante do Exmº Ministro)
SR. Eliel de Paula (Representante do Exmº Ministro)

O evento contou com a ilustre presença do Excelentíssimo Senhor Juiz da Primeira Vara do Sistemas Dos Juizados Especiais da Comarca de Porto Seguro-BA, Doutor Rodrigo Duarte Bonatti, membros do Poder Judiciário, e ainda do Senhor Eliel de Paula, representante do Excelentíssimo Senhor Ex-Ministro do Superior Tribunal Eleitoral, Doutor Pedro Augusto de Freitas Gordilho. Também estiveram presentes representantes das Igreja Batista Calvário e da Igreja Presbiteriana Central de Porto Seguro e da sociedade civil.

Com os recursos dos editais a Associação deu um salto no seu desenvolvimento por méritos e organização sem ajuda de políticos e muito menos indicações partidárias. Nossa equipe realmente deu um show de organização e o resultado foi um verdadeiro CONCERTO DE GALA com várias performances que levaram o público a aplaudir com entusiasmo cada apresentação.

Turma de Violão
Turma de Violão
Turma de Violino
Turma de Violino

O início do Grande Concerto foi com nossa Oficina de Violão, que apresentou dois temas: "O meu barquinho" e "Os que confiam no Senhor", liderada pela competência e dedicação do Professor Ronaldo Bonfim, responsável pelas aulas de violão, contrabaixo e teclado. Depois houve a apresentação da oficina de violino, liderada pelo Professor Sidinei George, que com muita competência e dedicação apresentou a linda canção "Stand By Me". Todas as apresentações da noite mostraram que nossas oficinas alcançaram grandes resultados em 2023, além de confirmar a efetividade das aulas, dos ensaios, das técnicas, e do verdadeiro compromisso dos professores na formação musical desses alunos. Encerramos as atividades dessas pastas e estamos nos preparando para abrir novas vagas em 2024. Parabéns!

ABC Musical - Fil. 2 de Julho
ABC Musical - Fil. 2 de Julho

OProjeto ABC Musical da Filarmônica 02 de Julho, uma das grandes Escolas de formação musical em nossa cidade, trouxe três temas musicais muito conhecidos pelo público, regidos pelo Maestro Ivan Borel, com os professores: Shamela Sampaio e Luan Santos. Os alunos deram um toque especial ao Concerto, mostrando seu desenvolvimento em uma performance muito especial. A escola mostrou que a seriedade e dedicação no ensino, e lembramos que está ativa e de portas abertas para todos que desejarem também integrar em seus cursos de formação de músicos instrumentistas. A Filarmônica 02 de Julho está localizada na Rua do Cajueiro Nº 195, Centro, e funciona todos os dias, no período da noite.

Pela brilhante apresentação, nossa Associação agradece a todos do Projeto ABC e seus professores. O Projeto ABC Musical teve sua formação nesse dia da seguinte forma: Regência: Maestro Ivan Borel, Madeiras: Flautim Cauã Almeida, Flauta Tranversal Ana Clara Novais, Clarinetes Shamela Sampaio, Lorena Costa, Anna Clara Cardoso Santos, Sax alto Ricardo Ricaldi, Rayander Da Silva Rodrigues, Natiele Cardoso Santos, Sax Soprano: João Luiz Carvalho Lopes, Contra-Cantos: Sax tenor Idaiane Ribeiro, Metais: Trompas/SaxHorn Larissa Costa, Caroline Alves Santos, Anne Gabriele Santos Dias, Trompetes Luan Santos, Eloá De Souza Santos, Trombone de Pisto Leonardo Nascimento Rocha, Sousafone, Hugo Daniel.

O Concerto continou com as apresengtações da Filarmônica Terra Mater, mostrando o trabalho do Maestro Titular Elbio Froes (Primeiro da Direita), que é trombonista, com o fantástico Quarteto de Trombone que apresentou dois temas super bacanas e bastante aplaudidos: "Adeste Fideles" e "Trombumba". Todos os detalhes foram ensaiados sob a supervisão do Maestro Elbio, que contou com grande envolvimento dos membros: o primeiro trombonista Felipe Anjos (primeiro da esquerda), e os alunos Gustavo Rocha e André Luiz (ambos ao meio).

Quarteto de Trombones
Quarteto de Trombones
Filarmonica 15 de Setembro
Filarmonica 15 de Setembro
Filarmônica Terra Mater e convidados
Filarmônica Terra Mater e convidados

Finalmente, após todas brilhantes apresentações e as participações dos convidados, veio então o lançamento oficial da mais nova Banda Filarmônica de Porto Seguro, a Filarmônica Terra Mater, que após um longo período de aulas e ensaios, liderados pelos professores da Banda Ítalo Silva, Elbio Froes e Ronald Filho, PREPARARAM E ENSAIARAM EXAUSTIVAMENTE com os alunos da Banda que destacaremos no final da matéria. Foram ensaios intensos, cheios de desafios, ausências, muitas interferências como reformas, chuvas, viagens, mas, mesmo assim, nós ultrapassamos todas as barreiras e dificuldades impostas pelo tempo porque Deus estava no controle de tudo. Além da nossa equipe maravilhosa, tivemos ainda o apoio incondicional da IGREJA PRESBITERIANA CENTRAL DE PORTO SEGURO, que tem nos abraçado de forma espetacular, nos cedendo uma Sede Provisória gratuitamente, além de nossos patrocinadores habituais que todos poderão conhecer também na galeria de fotos. Através do Assistente Social, Raí Cruz, Maestro Ary Oliveira, para completar nosso quadro de músicos de instrumentistas que faltava, ambos diretores da Filarmônica 15 de Setembro, uma das maiores Escolas de Música do Extremo Sul da Bahia, com Sede em Belmonte-Ba, da qual também é fundadora da Filarmônica Terra Mater em Porto Seguro-Ba, que desde o início da fundação vem nos ajudando, até mesmo com a doação de cadeiras. Eles nos privilegiaram com um verdadeiro batalhão de alunos do Projeto Alfabetização Musical, para agregar a apresentação e dar ainda mais brilho ao nosso evento. São eles: Requinta, No Clarinete Gabriela Campostrini, Gisele Oliveira, Priscila Oliveira e Raíssa Gomes, Sax Alto Crisciele Oliveira, Sax Tenor Jaquele Santos, Trompetes Andre Andrade e Riquelme Carvalho, Pratos Raí Cruz.

Nesse grande Concerto a Filarmônica Terra Mater conseguiu envolver grandes escolas de músicas, professores, Maestros e músicos da nossa cidade e região, e mostrar à sociedade o poder transformador da música. Para isso as Filarmônicas 15 Quinze De Setembro e 2 de Julho não mediram esforços para nos ajudar em tudo.


O evento foi abraçado também pela Igreja Presbiteriana Central, liderança e seus membros, Igreja Batista Calvário que cedeu gratuitamente o espaço para realização do Concerto.

O evento foi gratuito e a única exigência foi 1kg de alimento para doação. Foram arrecadados: 32Kg arroz, 7Kg açúcar, 10kg feijão, 1Kg farinha de trigo, 1 Pct macarrão e 1 kg farinha de mandioca. Toda a arrecadação foi doada aos cuidados da Igreja Batista Calvário que tem um trabalho social de distribuição mapeada de acordo com a necessidades dos moradores da região.

A Associação Banda Filarmônica Terra Mater optou em deixar esses alimentos como forma de gratidão pela Igreja ter cedido o espaço gratuitamente para realização do Concerto. Também doamos para a igreja 5 galões de 20lt de água mineral

O elenco da Banda Filarmônica Terra Mater com os convidados para o concerto, foi da seguinte forma:

Filarmônica Terra Mater (16 pessoas)

Elbio Froes - Maestro Titular

Flauta Tranversal - Rickelme Miranda

Clarinetes: Isabela Froes, Gabriela Compostrini, Joziane Borges

Sax Alto: Haroldo Gomes, Carla Neves

Sax tenor: Denilton Pinheiro, Suely Pinheiro, André Araújo

Trompete: Ronald Filho

Bombardino: Italo Silva

Trombones: Felipe Anjos, Gustavo Rocha, André Luiz

Tuba: Mike Peixoto

Filarmônica 15 de Setembro de Belmonte-Ba ( 8 pessoas)

Requinta - Carlos Eduardo

Clarinete Gabriela Campostrini, Gisele Oliveira, Priscila Oliveira e Raíssa Gomes,

Sax Alto Crisciele Oliveira,

Sax Tenor Jaquele Santos,

Trompetes Andre Andrade e Riquelme Carvalho,

Pratos Raí Cruz.

Projeto ABC Musical - Filarmônica 02 de Julho (5 pessoas)

Flautim - Cauã Almeida

Clarinete - Shamela Sampaio

Bumbo - Luan Santos

Tarol - Maestro Ivan Borel

Tuba - Hugo Daniel

O Presidente da Associação Banda Filarmônica Terra Mater, Sr. Ronald Magnavita Filho, ressaltou durante o evento que a Escola de Música de base precisa de sócios-contribuintes, assim, o Projeto terá condições inclusive de ter, muito em breve, o seu espaço próprio. Ele finalizou agradecendo os sócios, amigos e patrocinadores que ao longo de 2023 apoiaram a escola. 

O Presidente agradeceu a todos pela participação do público, sociedade civil, autoridades e todos os músicos que contribuíram para este brilhante evento.